quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


SE NÃO ACEITARMOS A VERDADE, SÓ NOS RESTARÁ CRER EM DÚVIDAS E ILUSÕES
EFÉSIOS 6.10-19:
10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
12 Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
19 e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,
COMENTÁRIO
Nesse capítulo seis de Efésios o Apóstolo Paulo fala de um inimigo externo, cujos ataques podem previstos. Ao mesmo tempo, ele indica a armadura de que o cristão individual precisa, para enfrentar os ataques. Mulheres, maridos, filhos, pais, casais, irmãos, etc. São envolvidos  nesta luta. Cada um tem sua parte a fazer e seu dever a cumprir.
O diabo vive a nos espreitar tentando de todas as maneiras nos atingirem com suas setas malignas de medo, dúvidas, querendo com isso nos tirar do alvo que é o Senhor Jesus Cristo, nos restando somente ilusões e decepções, se ceder aos seus ataques.
“sede fortalecidos” (VS.10). Aqui o Apostolo não está nos ensinando adquirir novas forças, mas nos valer do poder que já possuímos pela nossa união com Cristo.
“Revesti-vos de toda “armadura de Deus” (VS.11)”. A necessidade da armadura de Deus é indicada pelas palavras do Apóstolo Paulo, “ciladas do diabo” devemos sempre estar atentos, pois os métodos e estratagemas do diabo que faz guerra contra nós são terríveis (I Pedro 2.11:
Mateus 13.15: Porque o coração deste povo está endurecido, de mal grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.
COMENTÁRIO:
As coisas espirituais não têm significação para quem tem somente compreensão carnal. Mesmo quando as coisas espirituais eles não entendem, são como os animais irracionais que não entendem as coisas do nosso mundo. (I coríntios 2.14: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe é loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.
Os vers. 14 e 15 do Cap. 13 de Mateus estão em consonância com as palavras de Isaías 6.9,10:Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta”. Que descreve a chamada de Isaías, o estado do povo a quem foi enviado, e cita a mensagem que ele havia de comunicar-lhe.
Como no tempo de Isaias, assim também no tempo do Senhor, os judeus estavam com os olhos e ouvidos fechados contra a verdade espiritual. (Marcos 4.12: para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles”.
Quando ouvimos a mensagem de Deus de mal grado, ou seja, com desprazer, desfeita, desonra etc. a única coisa que nos restará será dúvidas, ilusões e conseqüentemente fracassos e perdas.

















Um comentário:

  1. Há muito que venho lhe procurando meu pastor e amigo...louvo a Deus por sua vida, familia e ministério...Cristo seja engrandecido cada vez mais em ti e por ti... Breve estarei comungando convosco...Paz do Senhor Jesus.

    Pastor Epaminondas Pereira

    ResponderExcluir