quarta-feira, 2 de março de 2011

Boatos e Mexericos

BOATOS E MEXERICOS
Definições: Notícia anônima que corre publicamente sem confirmação. Informações passadas em segredo e astuciosamente, com o fim de malquistar, intrigar ou enredar.
COMENTÁRIO: Somente a definição do Novo Dicionário AURÉLIO DA LINGUA PORTUGUESA, a forma simples das palavras Boatos e Mexericos, nos dão idéia de quão devastador é esse tipo de atitude; mas podemos avançar um pouco mais na definição destas palavras.
Aurélio: Ato de mexericar; enredo, intriga, bisbilhotice, chocalhice, corrilho, mexericada, mexida, mexido, mexinflório.
Chocalhice: Que chocalha. Que traz chocalho. Diz-se de indivíduo fofoqueiro.   Aquele que divulga segredos. Aquele que fala muito e com indiscrição. Leva-e-traz.
Corrilho:    Reunião facciosa; conciliábulo, conventículo. Mexerico Ajuntamento, reunião
Mexinflório: Coisa atrapalhada, confusa; confusão, desordem.
COMENTÁRIO:
Como podemos observar pelas definições acima boatos e mexericos, são atos criminosos que a nós deve causar repugno
1. A Bíblia claramente proíbe boatos e mexericos
Levíticos 19:16ª Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor.
Fica claro nesta ordem de Deus, que o mexeriqueiro atenta contra a vida daquele de quem está mexericando, pois é evidente que quando se fala da vida alheia de forma irresponsável, está provocando uma série de malefícios. Pois está expondo a vida de outrem a situações profundamente delicadas e a maioria das vezes, fala-se sem ter o mínimo conhecimento acerca daquilo que está falando. Muitas vezes a família da pessoa está sendo prejudicada, outras vezes é a vida conjugal, ou mesmo a vida profissional. Em geral o mexerico é tão pernicioso que a Bíblia chama de atentado contra a vida
Salmo 15:1-3 Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala veraz mente segundo o seu coração; aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo.
“aquele que não difama com a sua língua ao seu próximo”. O difamador (Tirar a boa fama ou o crédito a; desacreditar publicamente; infamar, detrair: Imputar a (alguém) um fato concreto e circunstanciado, ofensivo de sua reputação, caluniar e injuriar falar mal; detrair: Difama até dos amigos. Perder a reputação; desacreditar-se, infamar-se. Não habitará na presença de Deus, isto porque aquele que difama é abominável para Deus (prov. 6. 16-19 Estas seis coisas aborrecem o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, e coração que maquina pensamentos viciosos. E pés que se apressam a correr para o mal, e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.).
Seis coisas aborrecem a Deus, mas o que semeia contendas torna-se abominável perante Deus, é claro que para semear contenda o abominável utiliza-se da arma mais letal que é o mexerico.
Provérbios 26:20 Sem lenha, o fogo se apaga;e, não havendo mexeriqueiro, cessa a contenda.
É impressionante esta definição “não havendo mexeriqueiro, cessa a contenda”. Então a conclusão mínima que podemos chegar é que o “tal do mexeriqueiro” é um criador de contendas, e que, em muitas situações, tais contendas geram outras e outras, enfim não há como dimensionar o estrago que tais atitudes provocam.
Efésios 4.31 Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós
Ira, cólera, gritaria, blasfêmias, malícia, pertencem basicamente aquilo que chamo “da mesma família”, família de agentes destruidores; vejamos. Para tais questões, encontramos as seguintes definições no Novo Dicionário AURÉLIO da Língua Portuguesa
IRA: [Do lat. ira.] Causar ira a; irritar, agastar, encolerizar, enfurecer: As calúnias iraram-no.  Irritar-se, agastar-se, encolerizar-se, enfurecer-se. 
CÓLERA: [Do gr. choléra, pelo lat. cholera, Impulso violento contra o que nos ofende, fere ou indigna; ira, raiva, fúria, furor, zanga. A ferocidade dos animais: a cólera do tigre. Ímpeto, agitação: a cólera das ondas. 
BLASFÊMIAS: Do gr. [blasphemía, pelo lat. blasphemia.] Palavras que ultrajam a divindade ou a religião. Ultraje dirigido contra pessoa ou coisa respeitável    
MALÍCIA: [Do lat. malitia.] Tendência para o mal; má índole.  Esperteza, vivacidade. Sagacidade, astúcia, manha, ronha. Brejeirice, marotice: Tem um ar de malícia no olhar.  Intenção maldosa, satírica ou fescenina: Sente-se a malícia de suas palavras. 
Tito 3:2 que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda mansidão para com todos os homens.
“Nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda mansidão para com todos” Mansidão é uma qualidade que todo cristão deve ter, caso não tenha é imperativo que busque, pois o Senhor Jesus no sermão da montanha chamou de bem aventurado os que tal virtude tem. (Mateus 5.5: Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra.)
MANSIDÃO: Serenidade, tranqüilidade, calma
Tiago 4:11,12. Vós, porém Irmãos não falem mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir, quem és, que julgas a outrem?
FALAR MAL: Do lat. maledicente, Que ou quem fala mal dos outros, tem má língua; maledicente, malédico, mal falante.  Qualidade de maldizente.  Ação de maldizente; detração, difamação, murmuração, ladrado, maldizer. 
1 Pedro 2:1 Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as maledicências.
FINGIMENTOS: Que simula; enganoso, fementido; falso: Seu choro é fingido.  Que parece, mas não é; aparente. Hipócrita, impostor.  Indivíduo fingido.
Como podemos ver as más qualidades do fingimento por si só já é um alerta para que fujamos de tal prática diabólica e Satânica.
Ninguém tem direito de invadir a vida privada de que quer que seja. Independente de ser crime contra a honra devidamente explícito na Constituição Federal do Brasil e no Código Penal brasileiro é uma forma da pessoa que tem esse tipo de atitude, ou seja, de ficar bisbilhotando a vida alheia viver uma vida de “maldição”, pois a Bíblia nos ensina nos Salmo no Salmo 109. 16-20: “Pois esse homem nunca pensou em fazer o bem, mas perseguiu e matou o pobre, o necessitado e o desamparado. Ele gostava de amaldiçoar: que a maldição caia sobre ele! Ele não gostava de abençoar: que ninguém o abençoe! Para ele, era tão fácil amaldiçoar como se vestir. Que as suas maldições entrem nele como água e cheguem até os seus ossos como azeite! Que as maldições nunca o larguem! Que seja como a roupa que o cobre e como o cinto que ele usa! Ó SENHOR Deus, paga assim aos meus inimigos e aos que falam mal de mim!”
Queridos que possamos aprender essa lição e vivermos uma vida de Comunhão, amor, respeito e tolerância para com todas as pessoas, já que vivemos num mundo de tantas intolerâncias e bisbilhotices. Não permitamos que tais práticas façam parte da nossa vida diária e vivamos uma vida com Deus, debaixo da Sua Graça, Proteção, Amor e Cuidado, sabendo que O Senhor é O Nosso Pastor e de nada temos falta.
COM PROFUNDO AMOR E CARINHO
PASTOR MÁRIO VEIGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário